segunda-feira, 15 de abril de 2013

MARIA - MÃE DO MEU SENHOR, OU SEJA - MARIA - MÃE DE DEUS! COMO PODE SER?

"Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe de meu Senhor?" (Lc 1,43)

É claro que Jesus tem mãe, se não tivesse estaria descumprindo as profecias, pois, o Filho de Deus viria a nós de uma virgem, e assim foi.

"Por isso, o próprio Senhor vos dará um sinal: uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamará Deus Conosco". (Is 7,14)
Quando da analogia do texto em Hb 7,3 onde se coloca sem pai, sem mãe, sem começo e sem fim, é uma alusão a infinita existência de Deus, que existe desde sempre e continuará existindo eternamente.

Chamar Maria de Mãe de Deus é algo correto, vem de uma simples conclusão, visto que, Jesus é Deus, segunda pessoa da Santíssima Trindade, sendo Maria sua mãe, é ela Mãe de Deus, no entanto é claro que Maria é Mãe do Verbo Encarnado, da manifestação Divina que é Jesus, Maria não é criadora de Deus e sim foi criada por Ele para gerar sua manifestação humana, Jesus o Cristo, face humana de Deus, face Divina do homem.

Sabemos que Maria é Mãe de Deus, nosso Deus Jesus Cristo, em seu ventre ele foi gerado, formado e nutrido, ela deu a luz ao Filho de Deus, que é Deus conforme o mistério da Santíssima Trindade, Maria é legitimamente e naturalmente Mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo, pois assim Deus decidiu que seria, para isso ela foi criada, e cumpriu sua missão e é um exemplo de obediência, servidão e perseverança na fé.

No III Concílo Ecumênico da Igreja, o Concílio de Éfeso, convocado pelo papa Celestino I, em 431, na cidade de Éfeso, e presidido por Cirilo, bispo de Alexandria que contou com a presença de mais de 200 Bispos da Igreja Católica, definiu-se a verdadeira unidade da pessoa de Cristo; Declarou Maria como sendo a Mãe de Deus (theotokos), contra Nestório, bispo de Constantinopla.

Para que se entenda o que se quer dizer quando se fala "Maria Mãe de Deus" é preciso que se compreenda a Divina presença de Jesus como segunda pessoa na Santíssima Trindade, sem isso sempre se cairá no equivoco de se negar à natureza humana de Jesus inseparável de sua natureza Divina e assim incorrendo na Heresia Nestoriana, condenada em Concílio Ecumênico pela Igreja.

Autor: Confrade Paulo
Fonte: http://confradepaulo.blogspot.com.br/2008/02/me-do-meu-senhor.html