terça-feira, 24 de julho de 2012

Santa Gertrudes de Nivelles

Conhecida tambem como Santa Gertrudes de Bravantes.

Nasceu em 626 na Bélgica, filha caçula de Pepino I e Ida de Nivelles, irmã de Santa Begga. Ela devotou-se à vida religiosa desde cedo e recusou um casamento com um nobre para seguir a vida religiosa. Com a morte de Pepino em 639 e seguindo o conselho de Santo Amando de Maastrich, sua mãe Ida construiu um Monastério em Nivelles para onde ela e suas filhas se retiraram. Gertrudes tornou-se Abadessa do mosteiro de Nivelles muito jovem.
Ficou muito conhecida pela sua hospitalidade para com os peregrinos e para com os missionários Irlandeses. Ela deu ao Santo Foillan um pedaço de terra no qual ele construiu o monastério de Fosses.
Para ajudar São Ultan na sua evangelização em 656DC, Santa Gertrudes renunciou ao seu posto de Abadessa e passou o resto de sua vida estudando as escrituras e fazendo penitencia. Era mística e tinha visões. Teve uma visão que iria morrer com a idade de Jesus o que acabou acontecendo. Ela morreu aos 33 anos em 659 em Nivelles.

O culto a Santa Gertrudes espalhou-se pelos Países Baixos ( Holanda, Bélgica, Suíça ), pela Inglaterra, Escócia e vários folclores e lendas foram vinculadas ao seu nome.
Até 1822 devotos ofereciam camundongos de prata e de ouro no seu santuário em Colonha, Alemanha.
Os camundongos representavam as almas do purgatório, para as quais ela tinha grande devoção.
É padroeira dos jardineiros visto que a tradição diz que no dia de sua festa sempre é boa hora de plantar rosas e flores da primavera.
É tambem invocada como padroeira daqueles que morreram recentemente visto que ela teria tido uma visão na qual fez uma jornada de três dias ao outro mundo e que aqueles que fossem seus devotos passariam a primeira noite, após a morte, sob os cuidados de Santa Gertrudes, segunda em influencia apenas para o Arcanjo São Miguel.

A tradição diz que ela teria enviado seus súditos em uma viagem a um país distante, prometendo a eles que nada aconteceria durante a jornada. Quando se encontravam no meio do oceano um grande monstro marinho teria tentado soçobrar o barco mas, teria imediatamente desaparecido com a invocação de Santa Gertrudes.
Assim, em memória desta ocorrência, os viajantes durante a Idade Media tomavam uma bebida chamada "Sinte Geerts Minne"ou seja Gertrudenminte" ( uma especie de menta) antes de iniciar uma viagem.
Alguns escoceses dizem que esta bebida existe até hoje e seria benta pelo pároco da Igreja de Santa Gertrudes em Nivelles ou no seu Santuário em Colonha.

Na arte litúrgica da Igreja ela é mostrada: 1) uma Abadessa com camundongos rodeando seu báculo (cajado pastoral), 2) como uma Abadessa com camundongos a seus pés, 3) como uma Abadessa com camundongos correndo em seu manto 4) segurando uma ratazana, 5) segurando o báculo e com um gato junto dela.

Sua festa é celebrada no dia 17 de março.

Santa Inês

Também conhecida com Santa Agnes.

Virgem e martir do século III, segundo a tradição vinha de uma família nobre e rica e a medida que crescia se tornava uma linda donzela de sedutora beleza. Seus cabelos vermelhos e longos ascendia os desejos dos jovens romanos. Mas ela, havia prometido castidade perpétua e sofreu várias tentativas de violações, sempre orando a Jesus para protege-la.
Assim, o primeiro homem que a quiz violar foi cegado por um raio de luz. Santa Inês o perdoou e ele pode ver de novo.

Foi então denunciada como sendo cristã. Prenderam-na e a torturam para que ela oferecesse sacrifícios aos desuses romanos e como ela recusasse, levaram-na para um Bordel, mas o homem que tentou violenta-la foi morto por um raio de luz.(este Bordel ainda existe com uma inscrição do Papa Damasus I, assim é provável que esta historia seja verdadeira).
O Bordel era debaixo do Arco do Estádio de Dominitian onde é hoje a Praça Novona. O Arco forma a Cripta da Igreja de Santa Agnes em Agone.

Diz a tradição que foi acesso uma fogueira para ela ser queimada e quando colocada na pira ela orou e o fogo milagrosamente se extinguiu. Colocada para ser desmembrada por cavalos, os seus punhos eram muito pequeninos e não havia grilhões de ferros para ela. Tentaram amarra-la com correntes mas as correntes escorregaram em seu corpo, e as que ficavam, simplesmente arrebentavam. Finalmente foi decapitada com a espada. Por causa da influencia de sua família seu corpo não foi atirado no rio(como era costume) e foi enterrado no cemitério da família e hoje forma a catacumba dela e é ao lado da igreja dedicada a ela na Via Nomentana.

Vários milagres foram reportados em sua tumba e creditados a sua intercessão e sua fama se espalhou rapidamente.
Quando o Imperador Constantino quis ter sua filha batizada, ele o fez perto do local da igreja de Santa Agnese Fuori le Mura que foi erigida por ele sobre sua tumba. Em 382 o Papa Damasus I, que foi o primeiro a chamar Roma de "Sé Apostólica", restaurou a igreja de Santa Agnes.
Durante o reinado do Papa Paulo V as relíquias de Santa Agnes foram encontradas no santuário da igreja.

Agnes significa em grego casta, e em latim ovelha.

Talvez por isto na arte litúrgica da Igreja ela é representada sempre segurando uma ovelha.

Na sua festa, uma ou duas ovelhas são abençoados na sua igreja em Roma e de sua lã se faz alguns "palliuns" (duas tiras de lã branca) a qual o Papa confere aos Arcebispos como símbolo de sua jurisdição.

Ela é mencionada na Primeira Prece Eucarística

Segundo a tradição a Santa Inês ajuda a encontrar um noivo para um feliz casamento.

É padroeira da pureza e da castidade e é invocada na proteção da castidade.


Sua festa é celebrada em 21 de Janeiro

Santa Adelaide

Conhecida também como Santa Alice de la Cambre e como Aleydis

Nasceu no 12° século em Schaerbeck , Bélgica.

Com a idade de sete anos foi enviada para o Convento Cisterciense de La Cambre e lá recebeu educação e por lá ficou o resto de sua vida. Na adolescência ela tornou-se uma leprosa e anos mais tarde ficou cega e paralítica. Ela teve que ser segregada da comunidade. Ela ofereceu seu sofrimento para as almas do purgatório e teve visões de algumas almas que foram livres pela sua intercessão. Sua biografia foi escrita por um beneditino contemporâneo dela. Faleceu em 1250 de causas naturais.

O modo como que ela aceitava sua terrível doença foi um exemplo para toda a comunidade. Quando isolada ela desenvolveu uma profunda percepção da Real Presença de Cristo na Eucaristia.

Não podia beber do cálice do vinho da Eucaristia por causa do perigo do contágio, mas certa vez em êxtase teve uma visão na qual Cristo assegurava a ela a sua completa Comunhão da Eucaristia.

Após sua morte sua tumba se tornou local de peregrinação e vários milagre foram creditados a sua intercessão.

Foi canonizada em 1907 pelo Papa Pio X.

Sua festa é celebrada no dia 15 de junho.

Santo Adolfo de Osnabruck

Nasceu em 1185 na cidade de Westphalia, Alemanha, filho do conde de Tecklengurg. Foi educado pelos monges do famoso mosteiro Cisterciano de Camp as margens do Reno.

Foi ordenado e tornou-se cônego da Igreja de Colonha. Em 1216 foi indicado Bispo de Osnabruck onde se tornou popular e famoso pelos inúmeros milagres e curas. Segundo a tradição ele cuidava pessoalmente de alguns doentes, inclusive dos leprosos. Em particular havia um leproso que Santo Adolfo visitava regularmente dando-lhe conforto. Certo dia aqueles que acompanhavam o bispo, com medo dele contrair a doença, levaram o leproso para um lugar ignorado. Porem no dia seguinte Santo Adolfo foi para o mesmo local, lá entrou ficando por longo tempo. Intrigados, os que o acompanhavam, resolveram verificar e lá encontraram o santo e o leproso em seu leito. Este foi um dos milagres relatados pelos seus contemporâneos.

Santo Adolfo veio a falecer em 30 de junho de 1224 e seu túmulo logo se tornou local de peregrinação e vários milagres são atribuídos a sua intercessão.

Segundo os beneditinos ele era o "almoner of the poor" ."Almoner" era uma espécie de autoridade que distribuía bens, medicamentos e moedas as pessoas necessitadas e os instruía como usar os medicamentos e bens recebidos. Assim Santo Adolfo era considerado o "Almoner" dos pobres.

Sua festa é celebrada no dia 17 de junho.

Santo Adalberto de Praga

Santo Adalberto de Praga Nasceu em 956 na Bohemia com nome de Voytech. Nobre, mais tarde tomou o nome do Santo Adalberto de Magdeburg, que foi o Arcebispo que o curou, educou e o converteu Notável pregador, foi indicado Bispo de Praga em 983. Amigo do Imperador Otto III encorajou a evangelização dos Magiares e trabalhou com São Astricus. Se opôs a nobreza em Praga. Era muito popular, assim quando foi para Roma para se tornar um Beneditino, o Papa João XV o enviou de volta.Fundou o monastério de Brevnov. Encontrou cerrada oposição da nobreza e retornou a Roma. Como não havia esperança de envia-lo de volta a Praga, foi enviado para evangelizar a Pomerania, Polônia, Prússia, Hungria e Rússia. Ele e seu companheiros foi martirizados pelo prussianos perto de Danzig devido a instigação de pagãos em 23 de abril de 997. Parece que foram acusados de serem espiões poloneses na Prússia. A humildade e a austeridade de Santo Adalberto inspirou São Bonnifácio de Querfurt.

Ao santo é creditado a composição dos hinos da Republica Checa e da Polônia..

Uma escultura do 11° século de Santo Adalberto pode ser encontrada hoje na Igreja de São Bartolomeu em all’Isola Tiberina . As portas de bronze da igreja, datadas de 1175, tem a imagem do santo recebendo o faixa pastoral do Rei Otto III. Ele é ainda considerado o Apóstolo da Bohemia e é o padroeiro da Chzechoslovakia, Polônia e PrússiaNa arte litúrgica da Igreja é mostrado: 1) com uma cruz de duas pontas ou 2) duas lanças ou 3)segurando uma lança e um bastão ou 4) perfurado por três lanças ou 5) decapitado.

Sua festa é celebrada no dia 23 de abril.

São Abílio

Viveu no primeiro século e foi o terceiro bispo de Alexandria, Egito.Ele sucedeu São Marcos (o apóstolo) e Anianus. Euzébio historiador da época reporta que Abilius foi indicado bispo em torno de 84 DC. Mais tarde foi feito prisioneiro e martirizado para renunciar a sua fé e como não o fizesse foi finalmente decapitado em 98 DC.

Sua festa é celebrada no dia 22 de fevereiro.


Tortura e martírio

A tortura era feita para que o cristão concordasse em renegar publicamente a sua fé e a oferecer sacrifícios aos deuses romanos e as vezes eram feitas as escondidas em calabouços. Em geral as torturas eram suplícios terríveis, mas feitas de modo a não matar o torturado, e se ele cedesse era libertado e retornava para casa.

O martírio era um castigo, uma condenação, com sentença proferida pelo magistrado encarregado do julgamento, e era as claras, em público,brutal, feito para matar e em geral terminava com os condenados sendo queimados, ou esquartejados, desmembrados ou atirados as feras.

Mas antes, o condenado sofria açoites com vários tipos de varas e chicotes, alguns feitos com finos galhos de arbustos com espinhos, que cortavam a carne sem sangrar, arrancavam pedaços dos seios e a pele da planta dos pés, prolongando o sofrimento, tudo isto para deleite da multidão.

Em alguns casos, quando o condenado era figura importante ou soldado, tinham o privilégio de morrer degolado pela espada ou machado. O martírio era documentado nos chamado “Atos de Martírio” e eram publicados na cidade onde ele ocorria, e arquivados na biblioteca em Roma.

Conforme historiadores da época, os condenados comuns esperneavam, gritavam, berravam, prometendo tudo para parar o sofrimento, mas os santos, com uma fé inabalável, apenas oravam ou cantavam hinos de louvor a Deus, piedosamente aguardando seu encontro com Jesus.

Segundo os martirologistas, somente uma pessoa santa e fé inabalável, poderia resistir ao martírio. Por isto os mártires da época com “Atos de Martírio” autênticos, são considerados santos sem passar todo o longo processo de beatificação e canonização.